Material para Célula de Crianças

Soberania  

semana do dia 20/07 á 26/07

 Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Texto-base: “O Senhor reina e reinará eterna e perpetuamente.” (Êxodo15:18) 

 Mensagem:O 7º e último princípio bíblico que vamos estudar chama-se: Soberania

Primeiro, vamos entender o que quer dizer Soberania. Segundo o dicionário, soberania quer dizer: poder supremo, autoridade moral, autoridade do soberano, qualidade ou estado do que é soberano.

O princípio da Soberania nos ensina que: Deus é Senhor sobre todas as coisas, Ele é o supremo soberano de todo o universo. Ele é o Criador de todas as coisas, em todo o Universo. Tudo existe porque Ele as fez e elas continuarão a existir enquanto Ele sustentar.
 

Por que nós nascemos? Por que o sol só aparece de dia? Por que as estrelas que estão no céu não caem na nossa cabeça? Por que existem tantos animais diferentes? E quantas outras centenas e milhares de perguntas podemos fazer, para as quais os homens buscam um monte de respostas na ciência, mas a única resposta está na soberania de Deus. Deus assim o fez! Para quê? Para que pudéssemos contemplar as Suas maravilhas e reconhecêssemos o Seu poder e majestade.
 

No Salmo 139, nos versículos 1-4, podemos nos maravilhar, com Davi, quando fala do poder e soberania de Deus nas nossas vidas. Ele diz que o Senhor nos conhece desde o ventre da nossa mãe. Ele conhece o nosso pensamento, sabe quando nos deitamos e quando nos levantamos, conhece todos os nossos caminhos e, antes mesmo da palavra chegar à nossa boca, Ele sabe o que vamos falar. Ele sabe todas as coisas, pois é onisciente.
 

Em Provérbios 15:3, Salomão nos fala que os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando a todos, tanto aos maus quanto aos bons.. Esse Deus que sabe todas as coisas, antes mesmo que elas aconteçam, é também eterno como diz o nosso versículo-chave: Ele reina e reinará para sempre. Ele é Senhor do tempo e do espaço. Ele está em todo lugar, pois é onipresente.
 

Para Ele nada é tão difícil que não possa fazer, pois Ele pode todas as coisas, em Sua onipotência. Ele detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas.
 

Quando reconhecemos a soberania de Deus em nossas vidas, podemos seguir o conselho de Davi em Salmo 37:4,5: Nos deleitaremos n'Ele e Ele concederá o desejo do nosso coração. Quando entregamos o nosso caminho e confiamos n'Ele, podemos descansar que tudo mais Ele fará.
 

Aprendemos, no primeiro princípio, que o nosso caráter deve ser o caráter de Cristo. Se, realmente, Cristo vive em nós, não teremos dificuldade em reconhecer que Deus é o Senhor de nossas vidas e, ao precisarmos tomar qualquer decisão, buscaremos primeiro a direção n'Ele, pois já vimos que Jesus não fazia nada sem antes consultar a Deus, pois sabia que tudo estava debaixo do controle da Sua mão.
 

Não esqueça que esse Deus que é onipresente, onisciente e onipotente, Aquele que vive e viverá eternamente é o mesmo Deus que lhe criou e quer que você tenha vida em abundância, que você seja feliz e, para isso, entregou o Seu próprio Filho para que você tenha tudo o que precisa. A única coisa que Ele lhe pede é que você confie n'Ele, entregue sua vida a Ele e reconheça a Sua soberania, o Seu senhorio sobre todas as áreas da sua vida.
 

Você quer aceitar esse desafio? Tenho certeza que você será tremendamente abençoado.


Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro. 


 https://www.nucleodeapoiocristao.com.br/estudos/crianca/celulas/ecc020.html


Individualidade

semana do dia 06/07 á 12/07

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.  

Texto-base: Romanos 12:4-8  

Mensagem:  Aprendemos, nos estudos anteriores, que precisamos ter o caráter de Cristo. Se tivermos o caráter de Cristo, saberemos exercer o princípio da mordomia, sendo mordomos, administradores de excelência das coisas que Deus nos deu, pois Jesus era assim; teremos em nós a capacidade de auto-governo, o fruto do Espírito chamado domínio próprio; saberemos semear e colher o melhor que Deus tem para nós é olharmos os outros com o mesmo amor que Jesus tem pelas pessoas, vivendo o princípio da união. Sabendo colocar em prática todos esses ensinamentos, será fácil para nós praticarmos o 6º princípio:

 

Individualidade
Em Gênesis 2:20, a Bíblia diz que Adão deu nome a todos os animais que havia na Terra. Isto implica na individualidade de toda a criação, mesmo com uma imensa variedade de espécies.
Então, o que é individualidade? É a identidade de cada um. Deus criou todas as coisas com identidades distintas. Cada um é um. Identidade fala das características que são específicas de uma pessoa, de um ser ou de alguma coisa.
 

Como podemos entender isso?

O texto de Romanos 12:4-8 diz que em um corpo existem vários membros e cada um deles tem uma função específica. Assim somos nós como corpo de Cristo. Cada um tem o seu lugar, a sua função e o seu valor.

Deus, quando criou o homem, deu-lhe características particulares que só ele tem. Diferente de todas as outras criaturas, o homem pensa, decide, sonha. E, embora todos nós, seres humanos, tenhamos uma estrutura física semelhante: cabeça, tronco, membros, coração, fígado, etc; tenhamos ações iguais: andamos, falamos, dormimos, comemos; somos totalmente diferentes uns dos outros. Temos personalidades diferentes, pensamos, reagimos de modo diferente uns dos outros. Isso é individualidade. Embora parecidos, somos únicos nesta Terra. Deus fez de cada homem um universo único. Não existe ninguém igual a você. Diante de Deus, você e eu somos pessoas distintas, alguém especial e Ele olha especificamente para mim e para você. Isso não é maravilhoso? Deus, em Seu sublime trono, no meio de uma multidão, olha a cada um de nós como alguém único, especial.
 

Precisamos aprender, com isso, que as pessoas são diferentes umas das outras, têm histórias diferentes, algumas são mais rápidas, outras são mais lentas; umas aprendem mais rápido, outras precisam de um pouco mais de tempo; umas falam mais, são mais sociáveis, outras mais caladas e retraídas, tímidas. Podemos levar ainda em consideração a cultura de cada povo, de cada região, pois os costumes são diferentes. Diante disso, precisamos respeitar a todos, compreendendo as dificuldades e os limites de cada um.
 

E não só respeitar os outros, mas respeitar a si mesmo, reconhecendo a sua individualidade, se auto-aceitando e aceitando os outros como são.
 

Não esqueça que, como pessoas únicas, somos responsáveis, diante de Deus, por todos os nossos atos e palavras. No meio de uma grande multidão, Deus conhece a cada um de nós, conhece o nosso coração, e sabe cada um dos nossos pensamentos. Individualmente, iremos nos apresentar diante do Pai. Apresente a Ele uma vida de amor, respeito, carinho, serviço, alegria, paz; um coração puro e santo. Alegre o coração do Pai. Amém?


Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro. 

 

https://www.nucleodeapoiocristao.com.br/estudos/crianca/celulas/ecc019.html


Semear e Colher (2)

semana do dia 29/06 á 05/07

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor. 

Texto-base: “Finalmente, sede todos de mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.” (I Pedro 3:8)

Mensagem:  Como é grande a variedade de vida que existe neste planeta, não é mesmo?

 

Você já parou para admirar como Deus é criativo? Quantas espécies de animais existem? E os vegetais? As formas, as cores, os aromas, os sabores, são realmente fantásticos e nenhum é igual ao outro. Mas todos, para subsistirem, precisam estar em harmonia, vivendo em conjunto. Uns dependem dos outros para viver.
 

Nós, seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, também somos diferentes uns dos outros, apesar de sermos todos, em nossa essência, parecidos com nosso Pai. Ninguém é igual ao outro. Até mesmo os gêmeos têm diferenças. Mas, mesmo sendo diferentes, precisamos uns dos outros para viver.
 

O 5º princípio, União, nos ensina exatamente isso.
 

Em Romanos 12:5 o apóstolo Paulo diz que mesmo sendo muitos, somos um corpo em Cristo e membros uns dos outros. O que isso quer dizer? Que precisamos uns dos outros, que apesar de sermos diferentes, necessitamos uns dos outros e precisamos respeitar uns aos outros como parte do corpo de Cristo.
 

Vimos anteriormente, no princípio do Semear e Colher, que tudo o que quisermos que os outros nos façam, temos que fazer primeiro. O princípio da União nos ensina que devemos procurar conviver com os outros em harmonia, tendo em nós o mesmo sentimento de amor, de paz, de misericórdia, como Jesus tinha, olhando para cada pessoa ao nosso redor com respeito, e vendo neles a imagem e semelhança de Deus.
 

Pense um pouco. O que é mais fácil? Carregar um peso sozinho ou dividi-lo com alguém? Assumir o trabalho sozinho ou dividi-lo com outra pessoa? É claro que é mais fácil quando dividimos as cargas com alguém. Moisés descobriu isso na batalha contra Amaleque. Cada vez que Moisés levantava os braços, Israel vencia, mas quando seus braços se cansavam e ele os baixava, Israel era vencido.
 

Vendo isso, Arão e Hur colocaram uma pedra para que ele sentasse e ambos seguravam as suas mãos para que não baixassem (Ex 17:12) e assim Israel venceu a batalha. A união nos incentiva a realizar grandes obras, como Neemias, quando edificava os muros de Jerusalém e convocou o povo para trabalhar, todos juntos, um protegendo o outro, um ajudando o outro (Ne 4:16,17).
 

É claro que, com a grande diversidade de pessoas que existe no mundo, cada pessoa com uma história diferente da outra, nem sempre vamos concordar com todos. Às vezes nos aborrecemos, ficamos ofendidos com as atitudes de alguns, magoados, mas não podemos nos esquecer do que Jesus nos ensinou, principalmente agora que já sabemos que o nosso caráter tem que ser o caráter d'Ele, pois somos seus imitadores, que devemos nos amar uns aos outros e perdoarmos, assim como Ele nos tem perdoado.
 

Juntos podemos transformar o mundo; juntos podemos construir uma sociedade justa; juntos atrairemos o Messias para estar com a Sua noiva, a Igreja; juntos somos mais fortes; juntos decretamos a derrota de Satanás no planeta Terra; juntos somos proteção uns para os outros. Se andarmos sozinhos, ficamos expostos ao perigo, trabalhamos sozinhos e não temos com quem compartilhar as nossas alegrias, as vitórias e as preocupações.
 

Salomão, em sua extrema sabedoria, disse que é melhor serem dois do que um (Ec 4:9-12). Seja sábio! Viva em união com todos os que estão ao seu redor: seus pais, irmãos, amigos, vizinhos e você terá sempre alguém com quem contar, além de Jesus, que nunca nos deixa sozinhos, amém?


Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.  


https://www.nucleodeapoiocristao.com.br/estudos/crianca/celulas/ecc018.html


Semear e colher 

semana do dia 22/06 à 28/06

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6:7b)

Mensagem: Nos estudos anteriores descobrimos que o nosso caráter deve ser o caráter de Cristo, que somos mordomos, administradores, das coisas que Deus nos deu e que precisamos exercitar o auto-governo, o domínio próprio.
Vamos conhecer agora o 4º princípio para um líder de êxito, de excelência:
Semear e Colher. Quando Deus colocou o homem na Terra, deu-lhe uma ordem, lembram-se? Isso mesmo: "De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comereis..." (Gn 2:16-17). Mas o versículo continua: "... pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás."
O Senhor estava dizendo ao homem que caso resolvesse desobedecer à ordem dada, receberia uma conseqüência do seu ato: a morte. Se comesse, morreria.
Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.

Se nós olharmos ao nosso redor, no nosso dia-a-dia, veremos claramente este princípio. Por exemplo:

- Se desobedecermos, receberemos correção;
- Se estudarmos, aprenderemos e tiramos boas notas;
- Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados;
- Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão gentis e educados conosco. Em compensação, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.

Em Oséias 8:7 lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, não é mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos através de palavras grosseiras, de desobediência, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante atenção em tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e palavras.

O que você quer colher? Tempestades? Ou amor, paz, respeito, carinho, êxito, prosperidade? Então plante isso com palavras, gestos e pensamentos.

Um fariseu, doutor da lei, perguntou certa vez a Jesus qual era o grande mandamento da Lei. Jesus lhe respondeu que o primeiro grande mandamento é amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento. E o segundo, que vem ligado ao primeiro, é amar o próximo como a si mesmo (Mt 22:37-39). Qual a relação dessa palavra com o semear e colher?

Simples: tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo, e ninguém gosta de fazer mal a si mesmo, não é verdade. Assim, jamais farei algo a outra pessoa que não fizesse a mim mesmo.

Você quer ser amado? Ame.
Quer ser respeitado? Respeite.
Quer ser abençoado? Abençoe.
Quer ter paz? Viva em paz com todos.
Quer tirar boas notas? Estude.
Não esqueça. Tudo o que você quiser que os outros lhe façam, faça você primeiro, pois tudo aquilo que o homem semear, isso mesmo é o que ele colherá. Afinal, laranjeira não dá mamão, mangueira não dá abacaxi. O fruto é resultado da semente. Cuidado com o que você está semeando!


semana do dia 15/06 à 21/06

Auto-governo  

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico:"Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." (Pv 25:28)

Mensagem:Aprendemos, nos estudos anteriores, dois princípios que são essenciais para um líder de êxito, filho de Deus, ter uma vida de santidade na presença do Senhor. Caráter: todo homem foi feito à imagem e semelhança de Deus; para vivermos como tal, precisamos ter o caráter de Cristo, sermos a cada dia mais parecidos com Ele. Mordomia: somos administradores de Deus na Terra e precisamos cuidar muito bem daquilo que Ele nos dá.

Hoje vamos conhecer o 3º princípio: Auto-governo.
Quando Deus criou o homem, deu a ele uma capacidade que só o ser humano tem: raciocinar para poder decidir. Todos os animais criados por Deus são movidos pelos instintos de sobrevivência, de procriação, de alimentação, etc. O homem pensa, raciocina, decide. Está certo?

Tendo esse entendimento, podemos dizer que auto-governo é a capacidade que o homem tem de controlar o seu comportamento, as suas atitudes, em casa, na escola, em qualquer lugar que estiver.

Salomão, em toda a sabedoria que Deus lhe deu, disse que o homem que não sabe se controlar é semelhante a uma cidade que não tem muros para guardá-la, isto é, não tem proteção. Assim, qualquer coisa pode acontecer com ela: ser invadida, ser saqueada, ser atacada. Assim é o homem que não sabe controlar o seu comportamento.

Como podemos entender esse princípio na nossa vida diária? Simples, quando não sabemos controlar as nossas atitudes, estamos expostos ao resultado das nossas ações. Por exemplo, se não sei controlar a minha língua, não levo desaforo para casa, e cada vez que alguém faz ou diz alguma coisa que eu não gosto, respondo da mesma maneira, corro o risco de levar uma surra, ou de receber uma série de palavras ruins, ou ainda, passar a ser deixado de lado pelos outros. O mundo tem um princípio comum: bateu, levou. O Senhor nos ensina outra coisa: "A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Pv 15:1).

Auto-governo é uma obra do Espírito em nossa vida. É o fruto do domínio próprio (Gálatas 5:23). Quando somos guiados pelo Espírito Santo de Deus, Ele nos ensina como devemos agir em cada situação, Ele mesmo coloca as palavras em nossa boca.

Quando o Senhor colocou Adão e Eva na Terra, deu-lhes uma instrução, lembram-se: "De toda árvore do jardim comereis, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comereis" (Gn 2:16b-17). Esse era um teste para o domínio próprio de Adão e Eva, mas eles não souberam dominar o seu desejo e desobedeceram a ordem, trazendo, assim, o pecado e o afastamento de Deus.

Precisamos compreender que em todas os lugares existem regras que foram feitas para serem obedecidas: em casa, na Escola, na Igreja, mesmo nas brincadeiras existem normas, não é verdade? E ninguém está isento de cumpri-las. Você já parou para prestar atenção que há uma ordem na natureza? Por exemplo, os planetas estão alinhados no céu, cada um em sua rota. O que aconteceria se um deles se desviasse da rota que lhe foi dada? Haveria choque de planetas. As árvores seguem um ciclo para produzir seus frutos, cada uma ao seu tempo, para que nada falte. Para uma criança nascer, há um tempo de gestação para que ela esteja forte e preparada para crescer com saúde.

Quando temos domínio próprio, quando temos auto-governo somos capazes de cumprir as regras sem dificuldade, mesmo que, muitas vezes, não gostemos delas. Isso é obediência. E não obedecemos só quando gostamos. A verdadeira obediência está em obedecermos exatamente quando não concordamos. Somos capazes de respeitar nossos pais, professores, colegas, mesmo que, às vezes, as atitudes deles não sejam o que esperamos. Somos capazes de dominar nossa língua para não falarmos o que não devemos.

Auto-governo não se consegue sozinho. Precisamos do Espírito de Deus para nos ajudar a vencer a nossa carne. Clame por Ele e Ele lhe ajudará, amém?  

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


semana do dia 08/06 à 14/06

 Mordomia

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico:"Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden, para o cultivar e o guardar". (Gn 2:15)

MensagemVimos, no estudo anterior, sobre o princípio do caráter. Deus nos criou à Sua imagem e á Sua semelhança e o Seu sonho é que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que tenhamos o mesmo caráter de Jesus, sendo seus imitadores em tudo.

O 2º princípio que vamos conhecer é: Mordomia

O que é Mordomia? É administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos dá: roupas, brinquedos, livros, alimento, família, estudo, etc.

Antes de Deus criar o homem, preparou toda a Terra para recebê-lo, assim como uma mãe prepara o berço, as roupinhas, o quarto, para um bebê que vai chegar. Deus preparou a alimentação, a segurança, tudo o que o homem precisava para viver na Terra. Depois de tudo pronto, criou o homem, obra prima da Sua criação, e o colocou no Jardim do Éden, local que Ele preparou com todo carinho para receber a Sua imagem e semelhança. E, como o proprietário de todas as coisas no Universo, Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar de tudo o que ali havia, para cultivar e guardar a terra que havia sido preparada para ele.

Essa mesma responsabilidade de cuidarmos daquilo que nos foi dado, é dada a cada um de nós.
» A responsabilidade de preservarmos a natureza, de não poluirmos o meio ambiente, não jogando lixo nos rios ou nas ruas, nem destruindo as plantas ou matando animais.
» A responsabilidade de administrarmos o nosso tempo, usando-o da melhor maneira possível, sem desperdiçá-lo com coisas que não são importantes. Devemos priorizar o tempo com o Senhor. Você já ouviu muita gente dizer que não tem tempo para orar ou ler a Bíblia, pois sempre tem muita coisa para fazer, não é mesmo?
» A responsabilidade de cuidar das coisas que recebemos: roupas, brinquedos, livros, sapatos, dinheiro, etc. Nada é de graça! Tudo tem um preço, que, às vezes, é muito caro. Não podemos estar desperdiçando, estragando, jogando fora. É preciso cuidar com amor do que é nosso, pois um dia podemos precisar e não ter.
» A responsabilidade de cumprir as tarefas que nos são dadas. Por exemplo: os trabalhos da escola não devem ser feitos pelos pais ou por qualquer outra pessoa, mas por você mesmo. Essa responsabilidade é sua. É você quem está estudando, aprendendo, e não eles. Assim também devemos proceder com as tarefas de casa: guardar as roupas, arrumar os brinquedos, colocar os sapatos no lugar, ajudar a varrer a casa, o quintal, lavar a louça. Todas essas atividades são, também, nossa responsabilidade, pois vivemos juntos em casa. Então, uma casa limpa, arrumada, organizada, é muito mais gostosa do que uma casa suja, desarrumada, certo?

Deus sempre nos dá o melhor, mas também nos dá a responsabilidade de cuidarmos daquilo que Ele nos deu. Somos mordomos d'Ele. Precisamos entender isso e cumprirmos a nossa parte. Se quisermos o melhor, precisamos trabalhar para isso. Se formos fiéis ao Senhor, Ele nos suprirá em tudo, segundo as Suas riquezas em glória, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


semana do dia 01/06 à 07/06

 Caráter


Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: Gn 1:26 / I Co 6:9; 11:1 / Gl 5:16-21 / 1Pe 1:16
Sede santos, porque Eu sou santo  1Pe 1:16 

MensagemQuando Deus criou o homem, tinha um sonho: formá-lo à Sua imagem e a Sua semelhança. Você sabe o que é ser imagem e semelhança de alguém? É ser parecido a tal ponto de ser confundido com outra pessoa. Deus queria que a Sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom.

O que é caráter? Caráter é o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.
Você, provavelmente, já deve ter ouvido alguém dizer: "Fulano não tem caráter" ou "Quem faz isso é alguém sem caráter". Na verdade, caráter todo mundo tem, pois são as qualidades, as características próprias de cada pessoa. A questão é: o caráter é bom ou mau?
Quais são as características de um mau caráter? De maneira geral, é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da falta de respeito para com o próximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violência, do roubo, da inveja, da ira, da maldade, etc. Podemos dizer que o mau caráter está ligado às obras da carne que Paulo cita em Gálatas 5:16-21.
E o bom caráter? Podemos associá-lo ao fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23). São os hábitos de obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, bondade, paz, alegria, amor, o andar na verdade, em justiça, sendo reto em tudo o que faz. Este deve ser o caráter do cristão, de alguém que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus.
O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de cada um de nós, tornando-nos a cada dia mais parecidos com Ele. Para isso, o caráter de Jesus tem que ser impresso em nós. Você sabe o que é imprimir? É colocar em algo uma marca profunda, assim como quando levamos uma camiseta para que seja impressa uma gravura ou frase. Você entende? O que Deus quer fazer é colocar dentro de nós o caráter de Jesus, é imprimir em nós uma marca única, para que os outros, ao olharem para nós, para o nosso comportamento, possam ver que somos filhos de Deus, que em nós brilha a glória do Pai, que a santidade está em nossa vida.
Todo líder de excelência, todo homem ou mulher de Deus, que deseja realmente ser imagem e semelhança do seu Criador, precisa ter um bom caráter. A mentira, a desobediência, a rebeldia, o engano, o roubo, a violência, a maldade, o colar na sala de aula, os palavrões, as brincadeiras indecentes, o fumo, a bebida, não podem fazer parte da sua vida.
Você quer realizar o sonho de Deus? Então se esforce para ter o caráter de Cristo e para que a glória e a santidade de Deus se derramem através da sua vida, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


semana do dia 25/05 à 31/05

 Os 7 princípios Bíblicos

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor. 

Princípio Bíblico:  "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste. E que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a instrução em justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra." II Timóteo 3:14-17

Mensagem:  Deus em tudo se preocupou conosco. Sabendo que não poderíamos vê-lo, fisicamente, por causa do pecado que nos afastou de Sua maravilhosa presença, inspirou dezenas de homens e mulheres, ao longo de séculos, para escrever o manual mais completo de todos os tempos, a Sua própria Palavra escrita, a Bíblia, para que os Seus ensinamentos, os Seus princípios, não fossem esquecidos através dos tempos, mas estivessem sempre vivos diante de nós.

O que são princípios? São ensinamentos básicos, verdades práticas que estão na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual, etc. E que treinam a nossa mente para que possamos discernir o bem do mal.
Algumas pessoas pensam que o que foi escrito na Palavra é só para aquele tempo antigo, para os apóstolos, os judeus. Mas eles são válidos em todo o tempo, em todo lugar, para todas as pessoas de todas as idades (portanto, mesmo se você é, ainda, uma criança, a Palavra de Deus também é válida para você, amém?) e todas as áreas da nossa vida. Por isso Davi fala no Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos". Os princípios contidos na Palavra de Deus devem ser guardados em nosso coração.
Moisés, homem com quem Deus falava face a face, exortou o povo dizendo-lhes: " Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente." (Deuteronômio 4:5, 6). Você quer ser conhecido como sábio? Guarde os princípios que hoje começaremos a estudar. Aplique-os diariamente na sua vida e você será bem sucedido em toda a sua vida, amém?

Existem 7 princípios básicos para fundamentarmos a nossa vida:

1- Caráter
2- Mordomia
3- Auto-governo
4- Semear e colher
5- União
6- Individualidade
7- Soberania
Vamos conhecê-los, um a um e aprendermos a aplicá-los em nosso dia. Você está conosco em mais essa caminhada? Se está, seja bem vindo em mais esse desafio.

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro 


Semana do dia 18/05 à 24/05

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 6

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8.
Mensagem: O Apóstolo Paulo escreveu cartas a diversas igrejas, espalhadas por muitas cidades, e, em cada uma dessas cartas, ele trouxe ensinamentos tremendos para que os irmãos pudessem ter uma vida de santidade, digna de alguém que ama a Jesus.

Paulo ensinou sobre confiar em Deus, sobre o temor ao Senhor, sobre a oração e o louvor, sobre a obediência, e hoje vamos aprender algo muito importante e que, se guardarmos no nosso coração, com certeza vamos evitar muitos problemas na nossa vida e cresceremos de forma santa e saudável, amém?

Então, preste atenção! Na carta aos Filipenses, Paulo ensina uma coisa que é básica na vida de todo mundo, seja grande ou pequeno, homem ou mulher, rico ou pobre. Ele fala sobre o pensamento. Todos nós pensamos. Com certeza, nesse momento, tem um pensamento atravessando a sua mente. E de onde vêm os pensamentos? Como eles se formam na nossa mente? Por que eles aparecem na nossa mente?

Você sabe mexer com computador? Você sabe pesquisar na Internet informações para os seus trabalhos da Escola? Quando você pesquisa um assunto, de onde surgem as informações na tela do seu computador? É simples! Todas as informações que surgem ali foram incluídas por alguém. Elas não aparecem por mágica, mas pelo trabalho de centenas de pessoas, nas empresas que operam os vários sites que você acessa (Parece difícil? Mas é o que você vê na tela do computador.)

Assim mesmo funciona o nosso cérebro, a nossa mente, o lugar onde se formam os nossos pensamentos. Eles se formam com as várias informações que recebemos desde quando ainda somos bebezinhos, na barriga da nossa mãe. O problema é que, nem sempre as informações que recebemos são boas ou corretas, e aí, podemos ter pensamentos muito ruins.

E o que Paulo ensina sobre isso? Que precisamos aprender a selecionar as informações que entram na nossa mente, assim como selecionamos as informações que queremos ver no computador.

Como? Tomando cuidado com o que vemos, o que ouvimos, aonde andamos, com quem brincamos, o que assistimos na televisão, no cinema, nos videgames, etc.

Nossa mente é um computador fantástico. Tudo o que acontece ao nosso redor é registrado por ela, mesmo que nós não estejamos prestando atenção. E esse é o maior problema, pois, muitas vezes, dizemos assim: Ah! Isso não vai me influenciar. Nem estava prestando atenção nisso. Ou então: Que bobagem! Eu sei que isso não é bom, e mesmo que eu veja, isso não vai me influenciar. Eu sei me cuidar.

Paulo diz: Prestem atenção nas coisas que estão entrando na sua mente. Você deve vigiar, para que só o que é verdadeiro, honesto, puro, justo, amável, entre na sua mente e influencie seus pensamentos.

Mas se tem tanta coisa ruim ao meu redor, como eu vou fazer para pensar só as coisas boas?

Certa vez Jesus disse que não podemos impedir que um passarinho pouse na nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça ninho. Então, eu não posso impedir que alguns pensamentos ruins ou informações ruins venham a minha mente, mas eu posso trabalhar para que eles não fiquem. Como? Se eu sei que as novelas podem me trazer informações que não são boas, eu não vou assistir. Se eu sei que os filmes de vampiro, lobisomem, violência, imoralidade, fazem mal para o meu espírito, eu não vou assistir. Se eu sei que alguns colegas só conversam coisas indecentes, não vou caminhar com eles.

Mas o que acontece é que, na maioria das vezes, nós sempre achamos que não tem problema nenhum se nós ouvirmos ou assistirmos, ou jogarmos, pois não vamos ser influenciados por essas coisas, porque amamos a Jesus, somos crentes. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: Deixa de bobagem. Isso não tem nada a ver. Pois é. Mas tem a ver, sim. E tem muito. Porque satanás está trabalhando em todo tempo para nos cercar de informações ruins, só esperando uma distração nossa para nos pegar. Se a nossa mente está cheia de coisas do mundo, em pouco tempo estaremos vivendo como o mundo, e o Senhor não quer isso de nós.

O que vamos fazer? A Palavra diz que nós temos uma coisa chamada de livre arbítrio, que é a capacidade de decidir. Então, podemos decidir o que vai entrar na nossa alma. Posso decidir só ouvir músicas de louvor e adoração a Deus; posso decidir não assistir filmes de bruxaria, feitiçaria, violência, terror (Mesmo que eu queira muito, pois todo mundo está assistindo, mas eu sei que eu não devo.); posso decidir não ler livros que não tenham nada de santo para me ensinar; posso decidir ler a Bíblia todos os dias; etc.

Qual é a sua decisão? Use o seu livre arbítrio para fazer da sua vida um exemplo, seja um imitador de Cristo, e, em tudo, você será bem-sucedido. Amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


Semana do dia 11/05 à 17/05

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 5


Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” (I Coríntios 11:1)
 
Mensagem: Aprendemos com o Apóstolo Paulo, no estudo anterior, duas coisas muito importantes: Que a nossa vida está nas mãos de Deus, que é Ele quem cuida de nós, e que precisamos aprender a ouvir conselhos, não qualquer conselho, mas aquele que vem do Senhor, pois quando não ouvimos, corremos o risco de colocar a nossa própria vida, e de outras pessoas, em risco.

Hoje vamos ver que Paulo foi, e é, modelo de vida para todos nós, pois, depois que teve um encontro verdadeiro com Deus, mudou radicalmente a sua vida, suas atitudes, sua forma de pensar e de falar.

Certa vez, quando Paulo escrevia à Igreja de Corinto, falou a respeito de uma coisa muito séria: o nosso testemunho diante das pessoas. Muita gente diz que crente não pode isso, não pode aquilo. Mas Paulo nos ensina que não é bem assim. Na verdade: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.(I Co 10:23).

O que quer dizer lícito? É tudo o que é permitido, é o que eu posso fazer. Então Paulo diz que eu posso fazer todas as coisas, pois tudo me é lícito. Mas nem tudo é bom para mim, nem tudo me edifica ou me ajuda a crescer de forma saudável e próspera.

Vamos ver alguns exemplos simples: Eu posso ir ao cinema ou ligar a televisão e assistir qualquer filme, mas nem todos vão fazer bem para a minha alma, ou vão me ensinar coisas boas, não é mesmo? Os seriados de terror, que enchem a tela da televisão, na nossa casa, ou as novelas, cheias de cenas indecentes ou exemplos de rebeldia, trazem algum benefício para nós? Preste atenção em uma coisa, que é muito simples, mas nós não ligamos muito: Tudo o que entra através dos nossos olhos ou ouvidos fica guardado na nossa mente. E aí, nós podemos entender aonde nascem os pesadelos, ok?

As bebidas alcoólicas, o cigarro, as revistas indecentes, os jogos de violência ou de terror, estão em todos os lugares e todo mundo pode comprar, inclusive nós. Mas o que essas coisas vão me trazer de bom? Vão me edificar em alguma coisa? Não! Então eu não devo, de forma nenhuma, comprá-las, certo?

E por que Paulo estava falando sobre essas coisas? Para ensinar a importância que existe no comportamento da Igreja para a vida das pessoas que nos olham. É isso mesmo! Somos modelo para as pessoas que estão ao nosso redor. O que é um modelo? É algo ou alguém que deve ser imitado, é um exemplo. Você tem sido um bom exemplo? Você tem sido modelo de quê ou do quê?

Agora pegou, não foi mesmo?

Paulo diz que nós devemos ter cuidado com o nosso comportamento, de modo a não escandalizar ninguém, sempre procurando andar de forma a fazer o bem a todos, abençoar a todos, não se importando com a nossa própria vontade, para que muitas pessoas, pelo nosso exemplo, possam ser salvas.

UAU!! Nosso comportamento pode levar vidas a conhecer a Jesus!! Isso é tremendo! Mas também pode afastar muita gente de Jesus, se não nos comportarmos da forma correta, e isso é terrível.

Você está entendendo? Você pode compreender o quanto a sua vida, mesmo sendo criança, pode abençoar a vida de outras pessoas, mesmo se forem adultas?

Um modelo é para ser imitado. E o apóstolo Paulo diz: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.(I Co 11:1)

Você é imitador de quem? Quem é o seu modelo?

Tem meninas que se penteiam, se vestem, falam, como a Hannah Montana, mas como é a vida dela? Ela é real? Não! É apenas uma personagem da televisão. Tem meninos que sonham ser como alguns artistas do cinema, da televisão, e enchem o cabelo de gel, falam da mesma forma. Mas quem são eles? Que tipo de vidas eles têm?

Eu posso fazer todas as coisas, mas nem todas elas são boas para a minha vida ou para a vida das pessoas que estão ao meu redor. Quem deve ser o meu modelo?

Isso mesmo: JESUS. Assim como Paulo era imitador dEle, nós também devemos ser. Precisamos aprender a ver como Ele, sentir como Ele, falar como Ele, para depois podermos dizer às pessoas: Hei!! Olhem para mim, me imitem, pois eu sou imitador de Jesus. E, para isso, todas as vezes que formos fazer ou falar alguma coisa, vamos pensar em algo muito simples: Será que Jesus faria isso? Será que Ele falaria dessa forma? Será que Ele assistiria esse filme? Será que Ele andaria com esses meus colegas, ouviria as suas piadas, ouviria as mesmas músicas ou teria as mesmas conversas? Se o Espírito Santo, que habita dentro de você, gritar: NÃO!!, então, não faça, mude de atitude, pois você pode causar uma má impressão com o seu comportamento, diante das pessoas.

Todos nós temos a capacidade de dizer NÃO àquilo que não vem de Deus e de dizer SIM a Sua boa, perfeita e agradável vontade. É você quem decide.

E então? Vamos ser imitadores de Jesus?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


semana do dia 04/05 à 10/05 

 Os Ensinamentos de Paulo - Parte 4

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.” (Atos 22:22-25)
Mensagem: Poucos homens na terra tiveram experiências tão tremendas com Deus como Paulo. Depois que conheceu ao Senhor, ele experimentou de Seu imenso poder e aprendeu a confiar n'Ele. E nunca deixou de pregar a Sua Palavra, mesmo sabendo que seria perseguido, preso, xingado ou apedrejado.

Que amor imenso encheu o coração de Paulo pelo Senhor, a tal ponto de fazê-lo esquecer da sua própria vida para levar a vida de Deus a todos os lugares que pudesse chegar, não é mesmo? Você teria essa coragem?

Veremos hoje um novo episódio na vida de Paulo, que nos ensinará sobre confiar nos planos de Deus para a nossa vida.

Depois de muitas perseguições, Paulo foi preso e encaminhado a César, na Itália, para ser julgado. Então o embarcaram, junto com outros presos, em um navio e iniciaram a viagem. Mas os ventos eram contrários e eles navegavam com muita dificuldade, penosamente, o navio, de forma muito perigosa, seguia seu caminho.

Vendo aquilo Paulo disse:Senhores, vejo que a viagem vai ser trabalhosa, com dano e muito prejuízo, não só da carga e do navio, mas também da nossa vida. (v.10). Mas ninguém acreditou nele, e prosseguiram a viagem.

Entretanto, pouco depois, um tufão de vento veio sobre eles, e o navio foi arrastado com violência. Açoitados severamente pela tormenta, começaram a jogar fora tudo o que era possível, para eliminar o peso do navio, e no versículo 20 diz: E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento.

Você já viajou de barco ou de avião e enfrentou um temporal ou uma grande turbulência? O medo toma conta da nossa mente e ficamos desesperados, não é verdade? Muitos começam a chorar, a gritar, e o pânico toma conta de tudo e de todos. Imagino que era assim que deviam estar os homens naquele navio.

Mas Paulo, vendo o desespero, tomou a palavra e os lembrou que, se eles tivessem dado ouvidos ao que ele havia falado, não estariam naquela situação difícil, pois ele os alertara. Mas que nem tudo estava perdido. Havia uma esperança: "Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”

Vamos parar um pouco para pensar:

Primeiro vamos entender que Deus cuida de nós, em todo tempo. Nossa vida está em Suas mãos, e nada acontece sem que Ele saiba. Em Mateus 6:25 Jesus nos ensina que nós não devemos viver ansiosos por nada, nem por aquilo que vamos comer, beber ou vestir, porque é Ele quem cuida de nós.

Então, nossa primeira lição é confiar no Senhor, pois é Ele quem cuida de nós, e não morremos enquanto Ele não cumprir em nós os Seus planos, os Seus sonhos. Paulo ainda tinha muita coisa para realizar, para divulgar a Palavra do Senhor. Você lembra o que o Senhor disse a Ananias? Que Paulo era um vaso escolhido para levar o Evangelho? Pois é! Ainda não havia terminado sua missão. Da mesma forma é com você. Deus tem um sonho, um projeto para sua vida. E, se você deixar, Ele cumprirá. Por isso, não tenha medo. Nada de mal acontecerá, se o Senhor dirigir sua vida, amém?

E uma outra coisa que precisamos aprender é: Saber ouvir conselho. Muitas vezes nos damos mal porque não sabemos ouvir os conselhos dos nossos pais, nossos pastores, discipuladores, professores. Queremos fazer as coisas conforme a nossa vontade. Aprenda algo: Deus nunca nos deixa enganados. Ele nos dá toda a direção. Nós é que, muitas vezes, não queremos ver ou ouvir, pois o nosso coração está cheio de outras idéias.

Paulo já havia alertado a todos no navio que, se continuassem a viagem, teriam problemas, mas ninguém quis ouvir, o texto diz que eles prefiram dar ouvidos ao comandante do que a ele. E por isso naufragaram, perderam o navio, embora tenham salvado suas vidas. Portanto, peça ao Senhor que lhe dê ouvidos sensíveis a Sua Palavra, para que o seu coração não seja enganado, para que você não tome decisões erradas e venha a sofrer com situações difíceis depois. Seja sábio.

Não esqueça: Confie no Senhor e ouça os Seus conselhos, e em tudo você será bem sucedido, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


semana do dia 27/04 à 03/05

 Os Ensinamentos de Paulo - Parte 3

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Você já conheceu alguém que teve uma mudança radical na sua vida?

Princípio Bíblico: “E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.” Atos 19:11, 12
Mensagem: Paulo teve essa experiência. De perseguidor, passou a ser perseguido. E a sua experiência com Deus foi tão grande que muitas coisas fantásticas começaram a acontecer através dele. Paulo se tornou o maior missionário que já houve na história da Igreja. Andou em várias cidades pregando a Palavra de Deus, ensinando sobre Jesus e o Seu poder.

Em Atos 19, vemos que, em Corinto, houve um grande derramar do Espírito Santo: “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam” (v.6). Por meses seguidos, ele pregou na sinagoga, ensinando sobre o Reino de Deus, e nada o fazia calar.

Bem diferente de alguns de nós, não é mesmo? Que às vezes temos até vergonha de dizer que somos crentes ou de dizer não quando nossos colegas nos convidam para participar de coisas que não são santas, como contar ou ouvir piadas indecentes, dançar ou escutar as músicas do mundo, assistir filmes de terror ou de violência, etc. Paulo não tinha medo nem vergonha. Foi perseguido, foi apedrejado, xingado, preso, mas nada o impediu de pregar a Cristo. Que coragem!

Você lembra o que o Senhor disse a Ananias, quando o mandou procurar por Paulo? Ele disse que Paulo era um vaso escolhido. Não escolhemos algo que seja ruim ou que não vai nos servir para nada, não é verdade? Muito menos Deus iria perder tempo em escolher alguém para não fazer nada no Seu Reino. O Senhor sabia que, quando Paulo O conhecesse, se renderia a Ele e se deixaria usar da maneira necessária, porque o poder não estava nas mãos dele como homem, mas no Senhor Deus Todo Poderoso.

Leia o que está escrito em Atos 19:11: “Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas”. Isso quer dizer que Paulo se deixava usar pelo Senhor para que grandes coisas pudessem acontecer. Vamos compreender isso direitinho. Muitas vezes, nós paramos diante de uma vitrine para admirar uma roupa, achamos linda, perfeita. Essa roupa foi costurada em uma máquina, certo? Mas quem foi que fez a roupa? Foi a máquina de costura? Sozinha? Certamente que não. O autor da obra prima foi a costureira, que cortou o tecido e costurou à máquina. Assim é Deus na nossa vida. Ele é o Autor, o criador, nós somos a máquina e, através de nós, Ele pode fazer coisas maravilhosas, fantásticas, nesta Terra.

Mas há um segredo para que isso aconteça. Você quer saber?

Para que a roupa costurada à máquina fique perfeita, é necessário que ela esteja com todos os seus mecanismos funcionando perfeitamente, caso contrário, a costura pode ficar repuxada ou torta, o tecido pode manchar ou rasgar. Então, embora a costureira seja excelente, algumas coisas podem não sair tão perfeitas, certo?

Assim, também, somos nós, como vasos escolhidos, nas mãos de Deus. O Criador é perfeito, mas nós precisamos estar com a nossa vida muito bem ajustada, em santidade, em obediência a Ele, caso contrário, não poderemos ser cheios do poder de Deus. Seremos como vasos rachados, imperfeitos, que não conseguem ser cheios e transbordantes da glória de Deus.

Você já pegou, alguma vez, um copo furado e encheu de água? O que aconteceu? A água vazou pelo buraco, não foi? É mais ou menos assim com a nossa vida diante de Deus. Se não estamos em santidade, por mais que busquemos estar cheios da glória do Senhor, do poder do Senhor, há uma brecha em nós que deixar vazar tudo o que recebemos.

Paulo decidiu dedicar a sua vida a pregar sobre o Reino de Deus, para isso decidiu andar em obediência a tudo o que havia aprendido, não permitiu que as situações difíceis o afastassem do seu propósito, e, então, o poder de Deus, nele, começou a fazer coisas tremendas. Até os lenços e aventais que ele usava ficavam impregnados do poder de Deus que havia nele, e, ao serem colocados sobre os enfermos, eles eram curados. UAU!

Feche seus olhos e imagine uma cena como essa: Alguém pega um lenço que Paulo levava na mão e o coloca sobre uma pessoa doente, e imediatamente ela fica curada. Não é historinha da mágica, é a Bíblia que diz que isso acontecia. Certa vez, Paulo ministrava para algumas pessoas em uma casa e um garoto, que estava sentado na janela, cochilou, desequilibrou-se e caiu. E quando todos correram para socorrê-lo, viram que estava morto. Paulo, então, desceu, o abraçou e ele viveu.

O que podemos aprender com Paulo? Atos 20:24 diz:“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”

Se nos entregarmos, de verdade, nas mãos de Deus, com alegria no coração, não permitindo que o pecado venha a sujar a nossa vida, grandes coisas vão acontecer em nós e através de nós, mesmo que ainda sejamos crianças, pois Deus olha o coração e não a idade ou o tamanho, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


 Os Ensinamentos de Paulo - Parte 2

semana do dia 20/04 à 26/04

 Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “E perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.” - Atos 16:25, 26
Mensagem: O temido Saulo, que era perseguidor de todos os que invocavam o nome de Jesus, após um encontro com Ele e depois que passou um tempo com alguns discípulos do Mestre, passou a ser um pregador fantástico das boas novas do Evangelho de Cristo.

Não foi fácil para as pessoas crerem na sua palavra, pois havia perseguido muitos daqueles que, agora, ouviam de sua boca que Jesus era, verdadeiramente, o Filho de Deus. Mas isso não o abalou. Quanto mais o criticavam, mais se esforçava, e por isso foi perseguido, jurado de morte, teve que fugir, apanhou muito, mas se tornou um tremendo missionário. Viajou para muitos lugares e fortaleceu muitas igrejas.

Vamos aprender com Paulo uma coisa muito importante na vida de qualquer pessoa: PERSEVERANÇA. Nunca desistir de cumprir o propósito de Deus na nossa vida, por mais difícil que, às vezes, as coisas pareçam e que ninguém acredita na nossa palavra ou naquilo que estamos fazendo.

Como missionário, vamos encontrar Paulo, com seu colega Silas, em uma cidade chamada Filipos. Quando expulsaram o espírito de adivinhação de uma jovem, o homem que ganhava dinheiro com as coisas que ela adivinhava se aborreceu com eles e os levaram à presença dos magistrados. Ali receberam açoites de varas e acabaram sendo lançados na prisão.

Você pode imaginar dois homens, muito machucados, presos em um lugar feio e sujo, cantando? O que você faria no lugar deles? Iria cantar, orar ou chorar e reclamar muito?

Geralmente, nas situações difíceis, nossa primeira reação é reclamar, não é mesmo? Mas Paulo e Silas nos ensinaram algo muito importante e que precisamos colocar em prática na nossa vida: A ADORAÇÃO QUEBRA CADEIAS, ABRE PORTAS.

Tarde da noite, eles oravam e cantavam ao Senhor, então um forte terremoto aconteceu, e as portas se abriram.

Quando o carcereiro acordou com aquele barulho todo, pensou que eles haviam fugido e, como sabia que seria punido de forma muito dura se isso acontecesse, quis matar-se. Então, eles gritaram que ainda estavam ali. O homem, então, correu e se ajoelhou diante deles, fazendo uma pergunta, no mínimo, estranha: Que é necessário que eu faça para me salvar? Esquisito, não é mesmo? Mas a experiência que ele teve ali o levou a crer que algo sobrenatural havia acontecido naquele lugar por causa daqueles dois homens. E a resposta deles foi simples: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.

Que lição tremenda Paulo nos ensinou nesse episódio;

1º) Quando adoramos, o Senhor Se move a nosso favor. Você já ouviu falar de sacrifício de louvor? Leia o Salmo 50:14. É louvar ao Senhor independente da situação que você está passando: se é dor, tristeza, aborrecimento, enfermidade, raiva, etc. Foi isso que eles fizeram. Depois de apanharem muito e estarem presos, eles ainda encontraram forças para buscar ao Senhor em oração e cânticos de louvor. E o Senhor respondeu à necessidade deles com um terremoto que abalou os alicerces da prisão e abriu as portas.

2º) Nunca esquecer das pessoas que estão próximas de nós. Cada vida é preciosa para Deus. Pode ser a pessoa mais malvada que nós conhecemos, não podemos deixar que elas se machuquem ou que sejam punidas por coisas que nós fizemos. Eles se preocuparam com a vida daquele homem e aproveitaram a oportunidade para pregar sobre Jesus. Aquele homem, naquela mesma noite, foi batizado e as boas novas do Reino de Deus entraram na sua casa.

3º) Aos que amam ao Senhor e creem no Seu poder, Ele mesmo deu autoridade para expulsar todos os demônios, os espíritos malignos. Não podemos permitir que satanás e seus demônios fiquem perturbando a vida das pessoas que estão ao nosso redor. Paulo e Silas passaram vários dias sendo perseguidos por uma moça que tinha o espírito de adivinhação, até que eles mandaram aquele espírito maligno embora.  Tudo o que está ligado a terror não vem de Deus, mesmo que pareça de brincadeira. Vampiros, lobisomens, bruxas, mágicos, adivinhadores não têm parte com o Reino de Deus e, assim como Paulo, precisamos nos posicionar e dizer a eles: FORA, EM NOME DE JESUS!

Grandes lições estamos aprendendo com esse homem corajoso, não é mesmo? Esperamos você, na próxima semana, para continuarmos conhecendo os ensinamentos de Paulo, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.  


Semana do dia 13/04 à 19/04

Os Ensinamentos de Paulo - Parte 1

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” Atos 9:3-5
Mensagem: Certamente você já ouviu falar muito no Apóstolo Paulo e já leu algumas coisas que ele escreveu e que ficaram registradas na Bíblia, como, por exemplo, a carta a Timóteo ou aos Coríntios. Mas, o que você sabe sobre quem ele era e como ele conheceu a Jesus?

Nesses dias, iremos conhecer um pouco sobre esse homem e aprender um pouco daquilo que ele ensinou por tantos lugares, e fez com que o Reino de Deus pudesse chegar a tantos lugares.

E vamos começar conhecendo um pouco da história de Paulo, que se chamava Saulo. Você já notou que, quando Deus entra na vida de algumas pessoas, a mudança que Ele traz é tão grande que até mesmo o nome delas é mudado? Lembra de Abrão, que se tornou Abraão? E de Sarai, que passou a ser Sara? E de Jacó, que passou a ser Israel? Pois é! Saulo também teve sua vida mudada e se transformou em Paulo, o Apóstolo.

Saulo era da cidade de Tarso e de ascendência judia. E, como descendente de judeus, deve ter frequentado a escola da sinagoga. Na cultura hebraica, o menino começava a ler as Escrituras com apenas cinco anos de idade. E assim, ele se aprofundou na história, nos costumes, nas Escrituras e na língua do seu povo. Aos treze anos, ele devia assumir responsabilidade pessoal pela obediência a essa Lei, pois esse era o costume. Depois, ainda muito jovem, estudou com Gamaliel, grande mestre e doutor da lei. E, como era costume também, aprendeu um ofício ou uma profissão, o que, mais tarde, o ajudou a ensinar sem tornar-se pesado para o povo. Paulo escolheu uma indústria típica de Tarso, fabricar tendas de tecido de pelo de cabra. Sua perícia nessa profissão proporcionou-lhe mais tarde uma grande ajuda em sua obra missionária.

Essas são algumas das poucas informações que se tem sobre a história de Saulo. Depois disso, não encontramos nenhuma informação se ele conheceu Jesus, se teve algum contato com Ele. O que sabemos é que ele se tornou um perseguidor dos judeus que seguiam os ensinamentos de Jesus.

Vamos encontrar Saulo, pela primeira vez na Bíblia, em um momento de muita agonia, quando Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, cheio de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo, como está escrito em Atos 6:5, 8. Mas Estevão foi levado para ser apedrejado por uma multidão furiosa, porque pregava sobre Jesus (Atos 7). O que Saulo fazia ali? Talvez estivesse só olhando, mas a Bíblia diz, no versículo 58, que as pessoas colocaram suas capas aos seus pés, para poderem apedrejar a Estevão.

Depois desse fato tão terrível, uma grande perseguição veio contra a Igreja daquela época. Todos os que pregavam a Jesus eram perseguidos e o versículo 3 de Atos 8 diz: “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão”.

Isso tudo não era suficiente para Saulo. Em Atos 9:1 diz: “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.”

Então, no caminho para a cidade de Damasco, na perseguição aos cristos, Saulo teve uma experiência única e incomparável. Veja o que está escrito em Atos 9, a partir do versículo 3: “... indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.”

Para o Senhor, não existe ninguém que seja tão ruim ou tão mau, que Ele não possa transformar. O mesmo Jesus, a quem Saulo perseguia, o encontrou no meio do caminho e cegou seus olhos, para que ele pudesse parar e conhecê-lO, afinal, Saulo era contrário aos Seus princípios, sem nem ao menos conhecê-lO.

Às vezes, nós parecemos um pouco com Saulo. Dizemos que algo é ruim sem nem ao menos experimentar, não é verdade? Basta olharmos uma comida, principalmente se for verdura, legume ou suco, e já dizemos que não gostamos.

Saulo, então, ficou por 3 dias sem ver, sem comer e sem beber, até que um homem chamado Ananias foi até ele, enviado por Jesus, mesmo com muito receio, pois já havia ouvido falar muito sobre o que Saulo fazia com os que invocavam o Seu nome. Chegando ali, impôs as mãos sobre seus olhos e algo parecido com escamas caiu e, então, ele pôde ver.

Depois de ser batizado, e depois de um curto período com a Igreja de lá, Saulo começou a proclamar a Cristo ressuscitado. Que mudança radical, hein? Ele passou de perseguidor a advogado do Evangelho das Boas Novas e depois a mestre! Que encontro poderoso!

O que aconteceu depois? Vamos ver no próximo estudo. Prepare-se e leia o livro de Atos dos Apóstolos para ficar por dentro, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


A Verdadeira Páscoa - Parte 4.

Semana do dia 06/04 à 12/04

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia.” (Mateus 28:2-6)

Mensagem
Como podemos explicar a imensidão do amor de Deus por nós? 

Vimos como Ele tirou o Seu povo do Egito; como cuidou dele no deserto, não deixando que nada faltasse; como os dirigiu até a terra que Ele mesmo havia prometido, a terra que mana leite e mel, terra de fartura e excelência. E vimos a forma como o povo a quem Ele tanto amou e cuidou vivia murmurando e enchendo o coração com a idolatria a outros deuses. E isso fez com que, ao longo dos anos, o homem se afastasse cada vez mais do seu Criador.

E, o mais maravilhoso disso tudo, é que Deus nunca desistiu da sua criação e sempre trabalhou para tê-lo de volta, com o coração totalmente entregue a Ele, em perfeita comunhão com o seu Deus, seu Pai, seu Criador. E, por mais cheio de pecado e afastado da Sua presença que o homem estivesse, o Senhor abriu mão do que tinha de mais precioso: Seu Filho Jesus.

Jesus nasceu nesta Terra, cresceu e se tornou o Homem maravilhoso que conhecemos no estudo anterior. Um Homem que ensinava e vivia o amor, a misericórdia, o respeito, a santidade. Jesus curou enfermos, ressuscitou mortos, libertou os cativos dos espíritos imundos, mas Ele sabia que a Sua missão ia muito além disso, que Ele teria de dar a Sua própria vida pela criação de Seu Pai. Que o Seu sangue teria que ser derramado na Cruz do Calvário para que o homem fosse perdoado de seus pecados e pudesse, novamente, entrar na presença de seu Pai, seu Criador.

Na primeira Páscoa vimos um povo escravo dos egípcios, e que, no dia da sua libertação recebeu a ordem de fazer uma ceia especial: um cordeiro deveria ser morto e repartido entre toda a família e o seu sangue deveria ser passado nos umbrais das portas para que o anjo da morte não entrasse ali. O sangue era o sinal da aliança daquela casa com Deus e a morte não poderia tocá-los.

Deus preparou um outro Cordeiro, sem mancha, sem defeito, para derramar o Seu sangue para que o pecado não continuasse a aprisionar o homem nem a morte dominá-lo. Esse Cordeiro perfeito era Jesus.

Mesmo fazendo o bem a todos, foi traído por um de Seus discípulos, chamado Judas e entregue nas mãos dos sacerdotes. Foi amarrado, chicoteado, teve uma coroa de espinhos colocada sobre a Sua cabeça, Suas roupas foram tiradas, foi humilhado, abandonado por Seus próprios discípulos, foi negado por um daqueles que estavam mais próximos a Ele e que dizia não deixá-lo nunca, teve que carregar Sua Cruz até o Calvário, onde foi deitado sobre ela e teve Suas mãos e pés atravessados por enormes cravos.

Quanta dor, quanto sofrimento, para trazer o homem de volta ao seu Criador. Jesus é o Cordeiro da nossa Páscoa, cujo sangue foi derramada por amor a nós, para nos libertar do inferno, da prisão do pecado e nos dar uma nova vida Nele.

Mas, crianças, sabem o que é mais lindo em tudo isso? É que o cordeiro da primeira Páscoa ficou morto, mas o nosso Cordeiro Jesus Cristo não ficou preso naquela Cruz, foi morto mas ao terceiro dia Ele ressuscitou, a morte não o venceu e Ele subiu aos céus para se assentar à direita do nosso Pai, de Deus Todo Poderoso. E ao vencer a morte, vencer o inferno, Ele pagou a dívida que havia contra nós e construiu para nós uma nova vida, um caminho de acesso à presença de Deus, tornou-nos filhos do Deus Altíssimo e, assim, também, podemos dizer que somos Seus irmãos, filhos do mesmo Pai. Isso não é maravilhoso?

Essa é a verdadeira Páscoa. A celebração da vida nova, da nova criatura na qual nos tornamos, através da Morte de Yeshua Hamachia, do Cordeiro Santo de Deus, que morreu para que tivéssemos vida e vida em abundância. ALELUIA!!!

Sem ovo, sem chocolate, sem coelhos ou cenouras. E sim com muito amor, muita vida e com o sangue derramado. Essa é a Páscoa do Senhor e é para Ele que os nossos olhos devem estar voltados, amém?

FELIZ PÁSCOA!
(DE VERDADE!)

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.




A Verdadeira Páscoa - Parte 3

Semana do dia 30/03 à 05/05

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:2,6)

Mensagem
A primeira Páscoa celebrada, conforme aprendemos no estudo anterior, foi em um momento muito especial de libertação do povo de Deus, da sua saída da escravidão no Egito. Não tinha coelho, nem chocolate, mas sim, cordeiro, ervas amargas e pães sem fermento.

Depois da saída do Egito, o povo caminhou pelo deserto, tendo Moisés e Arão a frente. Atrás deles vinha o exército dos egípcios e diante deles estava o Mar Vermelho. Mas, como o Senhor nunca deixa Seus filhos, não iria permitir que, após serem libertos da escravidão, fossem, novamente presos. O que aconteceu, então, foi fantástico: Moisés tocou o Mar com o seu cajado e o Mar se abriu.

Todo o povo passou e os egípcios foram afogados pelas águas, que voltaram ao seu lugar. Esse foi apenas o começo dos grandes prodígios que o Senhor fez diante do Seu povo. Nos anos que passaram no deserto, Ele trouxe o maná todas as manhãs, trouxe as codornizes, tirou água da pedra, colocou uma coluna de nuvem sobre a cabeça do povo durante o dia, para que o sol não os queimasse e uma coluna de fogo durante a noite, para que o frio e a escuridão não os prejudicasse. Mas, mesmo com tudo isso, o povo reclamava constantemente, murmurava contra o Senhor e contra Moisés.

A murmuração do povo fez com que o Senhor os deixasse andar por 40 anos no deserto. O coração do povo, mesmo vendo o que Deus fazia, por qualquer coisa se afastava da Sua presença, a tal ponto que fizeram um bezerro de ouro para adorar. Mesmo depois de entrarem na Terra Prometida, os hebreus entristeciam o coração de Deus. Muitas vezes tiveram suas cidades invadidas e foram escravizados por outros povos por causa da sua rebeldia e desobediência ao Senhor. Dessa forma, eles se afastavam cada vez mais da Sua presença, sendo dominados pelo pecado, que é a escravidão do espírito.

Mas Deus é bom! Ele nunca deixa de olhar com amor para a Sua criação, a Sua imagem e semelhança: o homem. Mesmo que ele esteja afastado da Sua presença, ainda assim, o Seu amor é maior que tudo.

Em Isaías 9, o Senhor fala que o povo que estava em trevas veria uma grande luz e um menino nasceria, um filho nos daria para ser o Conselheiro, o Príncipe da Paz, e os que estavam na sombra da morte resplandeceriam com a sua luz. Você sabe de quem Ele falava? Isso mesmo: Jesus Cristo!

O amor do Senhor pelo homem O levou a sonhar em tê-lo de volta para Si, a voltar a ter comunhão com ele, afinal, esse homem foi criado para viver na Sua presença e Ele não suportava ver a Sua própria semelhança vivendo no pecado, presos nas garras do inferno, de Satanás.

Era necessário um plano perfeito. E o Senhor o preparou. Enviou o Seu próprio Filho, que nasceu nesta Terra sem pecado, viveu sem pecado e morreu na Cruz para trazer libertação ao homem. Vamos conhecer, direitinho, tudo isso e então, entenderemos o que é a verdadeira Páscoa que precisamos celebrar hoje.

Em Lucas 1, a partir do versículo 26, vamos ver que o anjo Gabriel apresentou-se a uma jovem chamada Maria, que estava noiva de uma carpinteiro chamado José, e lhe falou que seria mãe de um menino, filho do Altíssimo, gerado pelo Espírito Santo. Imagine o susto de Maria. Ela não era uma moça qualquer, ela era especial, tão especial que o Senhor a escolheu para ser a mãe do Seu filho na Terra, e Gabriel lhe disse "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres... Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus." (Lucas 1:28-30)

Jesus nasceu como qualquer criança nasce neste mundo, foi criança como todas as outras crianças da terra e crescia como está escrito em Lucas 2:52: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens. Ele cresceu forte e cheio de graça e se transformou em um homem muito especial, diferente de todos os outros, pois sobre ele havia o poder de Deus. Aos 33 anos começou o Seu ministério de libertação do homem, aquele plano que Seu Pai tinha elaborado muito tempo atrás.

Jesus ensinou as pessoas sobre o amor ao Senhor Deus Todo Poderoso em primeiro lugar e em segundo, o amor ao próximo, o respeito às pessoas. Ele fez muitos milagres: transformou água em vinho (João 2:1-11); curou cegos (Mateus 12:22, Marcos 10:51,); fez o coxo andar (Mateus 21:14); curou surdos e mudos (Marcos 7:37; 9:25) e tantos outros. E a graça que havia na Sua vida fazia com que as multidões viessem à Sua presença. Em qualquer lugar que fosse a multidão O encontrava, fosse nos montes ou na beira do rio, pois queriam ouvir os Seus ensinamentos (Mateus 14:19).

E o que os homens fizeram com Ele? Como os homens receberam todo o amor que Jesus ensinava e demonstrava a eles? E onde está a Páscoa na vida de Jesus? Como Ele iria libertar esse povo do pecado. Vamos ver no próximo estudo e, prepare-se, pois estaremos em Páscoa e vamos celebrar com muita alegria, agora, verdadeiramente, entendendo quem é o Cordeiro e que o sangue derramado é o passaporte da nossa libertação, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.



A Verdadeira Páscoa - Parte 2

Semana do dia 23/03 à 29/03

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: ”Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.” (Êxodo 3: 7-10)

Mensagem
Moisés obedeceu a Deus. Tomou sua esposa e seus filhos e voltou para o Egito. Mas não foi assim tão fácil. Primeiro ele tentou fugir da missão que o Senhor estava lhe dando com uma desculpa que muitas vezes nós também damos a Deus: Não posso! Não tenho condições. Veja como está escrito na Bíblia: “Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” (Êxodo 4:10 a 12)

No deserto Moisés encontrou com seu irmão Arão, que se tornou seu companheiro. Arão era a boca de Moisés, pois falava por ele. Juntos, foram a Faraó e começou, então, uma batalha incrível para a libertação do povo de Deus. Eles pediram a Faraó que deixasse o povo judeu ir celebrar ao Senhor, mas ele respondeu: “Quem é o Senhor, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir Israel.” (Êxodo 5:2)

Você já parou para pensar que, assim como Deus trabalhou firmemente para libertar o Seu povo do Egito, embora Faraó tentasse prendê-lo, assim também Ele trabalha para a sua libertação e o inimigo faz tudo para prender a sua vida? Você vale tanto para Deus que Ele não mede esforços para tê-lo perto d'Ele. Que privilégio, não é mesmo? Que amor maravilhoso!

Muito bem! Seguindo a história, vamos ver que, por várias vezes, Moisés e Arão foram a Faraó com o mesmo pedido e ele sempre tinha a mesma resposta. Em cada uma dessas visitas Deus fazia algo sobrenatural, para que Faraó e todo o Egito pudessem ver o Seu poder, pudessem reconhecer quem Ele verdadeiramente é. Vieram então as pragas, que trouxeram muito temor ao coração de todo o Egito. Lembram quais foram? Vamos recordar:

1. “... e todas as águas do rio se tornaram em sangue.” (Êxodo 7:20,21);

2. “E as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo.” (Êxodo 8:2-4);

3. “... e havia muitos piolhos nos homens e no gado.” (Êxodo 8:17);

4. “... eis que enviarei enxames de moscas”. (Êxodo 8:21);

5. “Eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo, sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois, e sobre as ovelhas, com pestilência gravíssima.” (Êxodo 9:3);

6. “E eles tomaram a cinza do forno, e puseram-se diante de Faraó, e Moisés a espalhou para o céu; e tornou-se em sarna, que arrebentava em úlceras nos homens e no gado; (Êxodo 9:10);

7. “... farei chover pedra muito forte.” (Êxodo 9:18);

8. “... eis que trarei amanhã gafanhotos aos teus termos.” (Êxodo 10:4);

9. “... e virão trevas sobre a terra do Egito.” (Êxodo 10:21);

10. “E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.” (Êxodo 11:5)

Veja só como Deus é fantástico com o Seu povo. Todas as pragas vieram sobre Faraó e os egípcios, mas nenhuma atingiu os judeus, nem os seus rebanhos, nem as suas plantações. Quando o Senhor avisou sobre a morte dos primogênitos, mandou que Moisés dissesse ao povo que cada família matasse um cordeiro, tomassem o sangue e passassem nas portas das suas casas e, naquela noite, comessem a carne do cordeiro com pães sem fermento e ervas amargas, vestidos e calçados (Êxodo 12). E no versículo 11 Ele diz: Desta maneira o comereis: lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão; comê-lo-eis à pressa; é a Páscoa do Senhor.

O que aconteceu, então? Aquele dia ficou registrado na memória do povo judeu. A morte feriu os primogênitos dos egípcios, mas onde tinha o sangue do Cordeiro ela não entrou. Então, naquela mesma noite, Faraó mandou que todos os judeus fossem embora. Eles pegaram tudo o que tinham: rebanhos, utensílios, trouxas de roupas, e tudo quanto lhes davam, e seguiram Moisés para o deserto, livres da escravidão de Faraó. Esta é a origem da Páscoa. Não tem coelho nem chocolate. Tem Cordeiro, sangue, ervas amargas e pães sem fermento. E tem libertação, vida nova.

E hoje, que Páscoa celebramos? Quer conhecer? Então nos encontramos na próxima semana, ok?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


A Verdadeira Páscoa - Parte 1

Semana do dia 16/03 à 22/03

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: ”Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.” (Êxodo 3: 7-10)

Mensagem
Estamos nos preparando para celebrar mais uma festa. Celebramos a Festa de Purim, a festa da mudança de sorte, na qual aprendemos que o Senhor muda a nossa história, assim como mudou a história da rainha Ester e de todo o seu povo. E agora, começamos a nos preparar para a festa da Páscoa. 

Onde está escrito na Bíblia que devemos celebrar Páscoa? Em Levítico, capítulo 23, o Senhor fala a Moisés sobre as festas solenes, as santas convocações, e no versículo 5 Ele fala da Festa da Páscoa.

A Páscoa sobre a qual vamos aprender estes dias não é aquela que os supermercados, as lojas e a televisão estão anunciando. Não é uma Páscoa de coelho, nem de ovo de chocolate. Essa é a Páscoa que o mundo inventou. Vamos conhecer a verdadeira Páscoa, aquela que nos foi dada pelo Senhor. Você verá que ela é muito mais emocionante e maravilhosa, que não custa dinheiro, mas, tem poder para mudar a nossa vida de maneira radical.

Vamos então mergulhar no que a Bíblia diz? Começamos nosso estudo no livro de Êxodo, com um homem chamado Moisés. Você já ouviu falar dele? A verdadeira história da Páscoa do Senhor começa em um momento muito especial da sua vida e está lá em Êxodo 3:7-10, quando o Senhor o chama para uma missão especial.

Lembraremos algumas coisas. O povo judeu estava vivendo como escravo no Egito. O Faraó havia mandado matar todos os meninos recém-nascidos, mas a mãe de Moisés o havia escondido e depois o colocou em um cesto, dentro do rio. As águas o levaram até a princesa, filha do faraó, que o criou como filho. Ao crescer e descobrir sua história, Moisés acabou matando um egípcio, que maltratava um judeu, e fugiu para o deserto. Ali no deserto conheceu Zípora, que se tornou sua esposa, e aprendeu a apascentar os rebanhos de Jetro, seu sogro.

Em um desses dias que Moisés apascentava o rebanho, chegou ao Monte Horebe e viu uma coisa que o deixou impressionado: uma pequena arvorezinha, uma sarça, ardia em chamas, mas não queimava, e do meio da chamas o Senhor o chamava: Moisés, Moisés. Imagine o susto que ele tomou! Então resolveu se aproximar para ver aquela grande maravilha (Êxodo 3). O Senhor novamente o chamou e Ele respondeu: Eis-me aqui! O Senhor, então, mandou tirar as sandálias, porque aquele lugar era santo, e Se apresentou a ele como o Deus de seus pais.

Moisés escondeu o rosto, porque temia olhar para o Senhor. E Ele continuou a falar-lhe. Disse que sabia do grande sofrimento que Seu povo passava no Egito e da Sua decisão de libertá-lo e levá-lo a uma terra boa, terra que mana leite e mel e, então, Ele dá a Moisés uma missão que o deixou assustado: Vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó para que tires o Meu povo do Egito. Pense no susto de Moisés. Ele imediatamente respondeu que não poderia fazer isso, mas o Senhor insistiu. 

Moisés pensou que, talvez, pelas coisas que ela havia feito antes, certamente as pessoas não acreditariam nele agora, mas o Senhor deu a ele uma experiência chocante. Mandou que ele jogasse sua vara no chão e ela se transformou em uma serpente, depois mandou que ele a pegasse de volta e ela voltou ser uma vara; depois mandou que colocasse sua mão no peito e ao tirar ela estava branca, leprosa, mandou então que a colocasse de novo no peito e ao tirá-la estava normal outra vez. Com isso, o Senhor mostrou que estava com ele. Arão, irmão de Moisés, iria acompanhá-lo nessa tarefa.

Que experiência fantástica, não é mesmo? E se fosse você no lugar de Moisés? O que você faria? Vamos ver o que aconteceu com Moisés na próxima semana. Esperamos você para continuarmos a descobrir qual é a verdadeira Páscoa.

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


Nascemos para prosperar - parte 5
Semana de 09 a 15/03
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.
Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.
Princípio Bíblico: “Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.” Josué 22:5
Mensagem:
Agora que você já conhece um pouco da história da Bíblia, como foi escrita, como é dividida, vamos entrar no desafio de conhecer e viver os mandamentos e os estatutos do Senhor para sermos bem aventurados e prósperos?
Já que você aceitou esse convite, vamos ver quais os mandamentos que o Senhor entregou a Moisés e que estão escritos em Êxodo 20. Você já sabe que o livro de Êxodo está no Antigo Testamento e faz parte do Pentateuco, certo?
Então, vamos lá. Pegue a sua Bíblia e abra em Êxodo 20. “Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo:
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
5. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Vamos entender direitinho o que Deus quer que nós façamos.
1- Em primeiro lugar, Ele quer ser seu único e verdadeiro Deus. Isso quer dizer que Ele deseja estar em primeiro lugar na sua vida. Você não deve ter nada mais importante do que Ele.
2- Não devemos adorar imagens nem de homens, nem de animais ou qualquer outra coisa. Hei! Isso não lembra você das fotos dos artistas, que muitas vezes estão nas capas de caderno, no espelho do guarda-roupa, tipo Felipe Neto etc?
3- Não devemos nunca brincar com o nome de Deus. É isso mesmo que você lembrou. São aquelas piadinhas, a brincadeira de cair na unção, imitando outros etc. Ou então um hábito que muita gente tem: “Juro por Deus!!”
4- Temos que ter um dia dedicado ao Senhor. Não importa o dia, o importante é que você dedique um tempo especial a Ele, pois Ele ama estar com você.
Esses mandamentos falam do nosso relacionamento com Deus e referem-se aos quatro primeiros. Os que vêm a seguir, os próximos seis, estão ligados ao nosso relacionamento com as outras pessoas.
6- O quinto mandamento está ligado a nossa família e fala de honrar, de obedecer ao papai e à mamãe, pois quem faz isso tem vida longa sobre a terra.
6 ao 10 - Depois vamos cuidar do nosso relacionamento com os outros, respeitando-os, não matando, não enganando, não roubando, não falando mentiras sobre as pessoas e não tendo inveja do que elas têm.
Jesus conhecia muito bem estes mandamentos, e certo dia um doutor da lei lhe fez uma pergunta, só para experimentá-lO: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Aonde está escrito isso? Muito bem! Em Mateus 22:33 a 39. Mas essas palavras devem estar gravadas no seu coração, na sua mente, no seu espírito, pois elas são o resumo dos mandamentos que o Senhor deu a Moisés nas Tábuas da Lei.
Viva assim e você será próspero e abençoado.
Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.

Nascemos para prosperar - parte 4
Semana de 02 a 08/03
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.
Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.
Princípio Bíblico: “Se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;” Deuteronômio 28:1, 2
Mensagem:
Na lição da semana passada aprendemos mais sobre a Bíblia, e falamos que ela não é apenas um livro, mas uma coleção de livros, que foram escritos em um longo período de tempo, por diversos autores, em épocas distintas e com culturas diferentes.
A Bíblia tem, ao todo, 66 livros que estão divididos em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento possui 39 livros e o Novo Testamento tem 27 livros.
O Antigo Testamento está assim dividido:
- Os Livros da Lei
Também chamados de Pentateuco, palavra grega que significa: Penta – cinco; Teuco - livros, volumes = cinco volumes. Estes livros foram escritos por Moisés e são os seguintes: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
- Os Livros Históricos
São eles: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
- Os Livros Poéticos
São escritos em forma de poemas e são eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares ou Cântico dos Cânticos.
- Os Livros dos Profetas Maiores
São eles: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
- Os Livros dos Profetas Menores
São eles: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Agora já conhecemos o Antigo Testamento, certo? Então, vamos conhecer o Novo Testamento. Ele está dividido assim:
- Os Evangelhos
Narram a história de Jesus e Mateus, Marcos, Lucas e João 
- O Livro Histórico
Atos dos Apóstolos
- As Epístolas ou Cartas
São as cartas de Paulo: Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom.
- As Cartas Gerais
Hebreus (cujo autor é desconhecido), Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, II João, Judas
- O Livro Profético
Apocalipse
Mas ainda há muito mais coisas a conhecer desse livro tão especial. Vamos conhecer um pouco mais da sua história?
A Bíblia, em sua forma original, não era dividida em capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de "citações" o Professor Stephen Langton, no ano de 1227 dC, dividiu em capítulos. E até o ano de 1551 dC, não existia a divisão denominada versículo. Neste ano, o Sr. Robert Stephanus chegou à conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os textos em versículos.
Hoje é muito fácil lermos a Bíblia. Em qualquer livraria, podemos comprar uma. Existem vários tamanhos, em várias cores, com letras grandes ou pequenas, na linguagem antiga ou na linguagem de hoje. Mas nos tempos antigos não era assim. Não existia papel, como temos hoje, nem computador ou impressora, nem copiadora. Então, como os antigos faziam?
Como não havia papel, as escritas eram feitas em pergaminho. O que é um pergaminho? Pergaminho (do grego pergaméne e do latim pergamina ou pergamena), é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Era em rolos de pergaminho que os escribas (os escritores da Palavra) copiavam os textos e guardavam. Imagine a quantidade de rolos e rolos de pergaminhos nos quais eram escritos os textos bíblicos. Agora, imagine carregar tudo isso! Por isso, poucos tinham acesso a eles, e o ensino das coisas do Senhor era dado pelos pais, em casa e pelos sacerdotes.
Muitos desses pergaminhos se perderam, estragaram com o tempo, mas alguns deles foram encontrados no Deserto de Qumram, perto do Mar Morto, e comprovam que, realmente, a Palavra de Deus nos foi dada para ser eterna.
E depois disso? Na Alemanha, em meados do Século 15, um ourives chamado Johannes Gutemberg descobriu uma forma de imprimir letras e inventou a gráfica. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia. As coisas então começaram a ficar mais fáceis, não é mesmo? Mas ainda assim eram muito caras e poucos tinham acesso a ela. Hoje temos Bíblias em CD, em vídeo, pela Internet etc.
Conhecer a história é muito bom, mas não é o bastante. Deus não quer só que você decore as divisões da Bíblia, seus livros, ou até mesmo capítulo inteiros ou versículos. Conhecer dados históricos não o aproxima do Senhor e tão pouco abre seus ouvidos para a voz do Espírito que revela a Palavra. Isto apenas enriquece-nos intelectualmente e é dispensável. O que realmente precisamos é estarmos aptos para ouvir o Espírito que flui através das páginas do Livro Sagrado e isto só acontece quando nos colocamos em santidade e abertos para o santo mover.
Então, que você tenha um ouvido sensível à voz do Espírito e mergulhe na presença do Senhor.
Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.



Nascemos para prosperar - parte 3
Semana de 24/02 a 01/03
Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.
Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.
Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.
Princípio Bíblico: “Se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;” Deuteronômio 28:1, 2
Mensagem:
Que maravilha é ter um Pai tão maravilhoso como o Senhor Deus Todo Poderoso, não é mesmo?
Você já agradeceu a Ele hoje por estar vivo, por ter uma família, uma casa, por estar alimentado?
O Senhor o criou para ter uma vida de excelência, não uma vida qualquer. Em Deuteronômio 28, Ele diz que se nós ouvirmos a Sua voz e, se obedecermos aos Seus mandamentos, as bênçãos virão e nos alcançarão.
Você sabe o que é bênção? É um presente, uma graça, um benefício.
Mas elas só virão a nós se cumprirmos com o princípio da obediência ao Senhor. E onde estão escritos esses mandamentos? Como nós podemos ouvir a voz do Senhor, se Ele é espírito, se nós não O vemos?
Na Bíblia! Todos os ensinamentos, os mandamentos do Senhor estão escritos na Sua Palavra. Você tem lido a Bíblia? Você conhece a Bíblia? Vamos ver.
II Timóteo 3:16 diz que: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. Então, tudo o que está escrito na Bíblia foi inspirado por Deus e é para nós aprendermos a viver da forma correta, em justiça, amém?
Salmo 119:105 diz: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Então, a Bíblia ilumina o nosso caminho, para que possamos nos comportar da forma correta, certo?
Muito bem, então vamos conhecer um pouco desse livro que é tão especial.
A Bíblia foi escrita para permanecer para sempre. Isaías 40:8 diz: ”Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra do nosso Deus subsiste eternamente”. Em Mateus 24:35, lemos o seguinte: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.
E os Seus preceitos devem ser guardados no nosso coração, conforme a instrução dada pelo Senhor em Deuteronômio 11:18: “Gravai estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, atai-as por sinal nas vossas mãos, e ponde-as como faixas entre os vossos olhos”. E Davi, o grande salmista, diz em Salmo 119:11: “Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti”. “Os ensinamentos contidos na Palavra de Deus são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (Salmo 19:8).
A Bíblia não é apenas um livro, mas uma coleção de livros, que foram escritos em um longo período de tempo, por diversos autores, em épocas distintas e com culturas diferentes.
A Bíblia tem, ao todo, 66 livros que estão divididos em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. O Antigo Testamento possui 39 livros e o Novo Testamento tem 27 livros.
Vamos conhecer mais a bíblia? Muito bem! No próximo estudo, conheceremos mais sobre o Antigo Testamento, ok?
 Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


Nascemos para prosperar - Parte 2

Semana do dia 16/02 à 23/02

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Você se olhou no espelho esses dias? Com certeza, sim! E o que você viu refletido nele? A sua imagem! Mas só isso? Claro que não. Você viu a imagem do Deus vivo na terra. Isso mesmo! O rosto que você viu no espelho é seu, que foi criado à imagem e semelhança do Seu Criador. Isso não é tremendo?

Princípio Bíblico: “Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor.” I Crônicas 22:13

Mensagem
Agora, vamos pensar um pouco sobre esse Criador que nos criou com as Suas próprias características.

Quando perguntamos quem foi que nos criou, imediatamente respondemos: Foi Deus. Mas, quem é Deus? 

Quando alguém pergunta o nome do nosso pai ou da nossa mãe, respondemos rapidamente. Podemos mostrar uma foto, falamos sobre como eles são, como cuidam de nós, não é assim? 

E quando nos perguntam sobre o nosso Criador? O que sabemos sobre Ele? Como Ele é? Como cuida de nós? O que podemos responder?

Aprendemos que a Bíblia diz, no livro de Gênesis, capítulo 1, que foi Ele quem criou todas as coisas. E o que mais? Cremos, realmente, que Ele existe? Como Ele é? Se não O vemos, como podemos crer n'Ele?

O rei Davi, quando apresentou seu filho Salomão como seu sucessor, deu-lhe um conselho que nós precisamos aprender. Ele disse: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre”. (I Crônicas 28:9).

Precisamos conhecer o nosso Pai, precisamos buscá-lO e aprender sobre Ele, para que possamos cumprir o propósito d'Ele em nossa vida. 

Como podemos ver a Deus? Ele não tem um corpo físico como nós, Ele é espírito. Mas podemos vê-lo através de suas criações. Você já parou para olhar as coisas lindas que existem nesta Terra? A beleza de uma flor; a delicadeza que há no vôo de um beija-flor; a variedade de frutas, cada uma com sua cor, seu cheiro, seu sabor; o milagre que é a vida. Nessas e em tantas outras coisas, que o homem não pode criar, podemos ver a Deus e reconhecer a Sua existência.

Ele tem algumas características fantásticas:

1. Ele é onipresente - isto é, está em todo lugar. Não existe um lugar onde Deus não alcance, como está escrito em Salmo 139:7 a 12. Não podemos nos esconder d'Ele, pois mesmo quando ainda estamos na barriga da nossa mãe, ali Ele já nos vê.

2. Ele é onisciente - isto é, Ele sabe todas as coisas. Nenhum pensamento vem na nossa mente que Ele não saiba, nem um fio de cabelo cai da nossa cabeça sem que Ele tenha conhecimento: Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento (Salmo 139:2); E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos (Lucas 12:7);

3. Ele é onipotente - isto é, Ele pode todas as coisas, não há impossíveis para Ele. O profeta Jeremias disse: Ah Senhor Deus! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil; (Jeremias 32:17). Jesus disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis (Mateus 19:26).

Veja que privilégio tremendo você tem: você é filho de Deus, é o Seu representante legal na Terra, carrega a presença d'Ele dentro de você, a Sua graça, o Seu poder. O Deus de poder, de amor, de misericórdia, de perdão, de zelo, de tudo o que podemos imaginar, o fez e o chamou de filho amado. Ele tem grandes sonhos, projetos fantásticos para a sua vida. 
Mas você precisa conhecê-lO melhor. Para isso, precisa conversar mais com Ele. Não precisa esperar o papai, a mamãe, o pastor, o discipulador chamá-lo para orar. A qualquer hora, em qualquer lugar, você pode bater um papo muito legal com Ele. Precisa aprender da Sua Palavra, para conhecer os Seus princípios.

Agora que você já sabe quem é e já conhece o seu Pai, no próximo estudo vamos conhecer sobre a Sua Palavra, ok?

Esperamos você! 

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


Nascemos para prosperar - Parte 1

Semana do dia 10/02 à 16/02

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Quebra-Gelo: Você já pensou alguma vez, por que você nasceu? Alguma vez seu pai ou sua mãe lhe contou a história do seu nascimento?

Princípio Bíblico: “Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor” I Crônicas 22:13

Mensagem
Nenhuma vida nasce nesta Terra sem ter um propósito. Na natureza, todas as espécies existentes são importantes umas para as outras. Vamos ver um exemplo: a minhoquinha, que nós achamos tão nojenta, e as meninas gritam só de olhar para elas, parecem não servir para nada, mas são muito importantes para a agricultura, pois, ao cavar os seus túneis na terra, ajudam a preparar o solo para a plantação, arejando a terra, além de servirem de alimento a muitos animais, inclusive servindo de isca para os pescadores. Você sabia que existem até fazendas de criação de minhocas? Interessante, não é mesmo?

E assim, todas as outras espécies de vida existentes na Terra: as plantas, os animais existem para um propósito específico.

E o homem? Você já sabe que Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança, como está escrito em Gênesis 1:26 - 27

O que é uma imagem? O dicionário diz que é: representação, reprodução ou imitação da forma de uma pessoa ou objeto; figura; retrato.

E o que é semelhança? É ser parecido com; é ser conforme algo ou alguém; é ter a identidade de.

Então, quando Deus fez o homem à Sua imagem e semelhança, fê-lo como Sua representação na Terra e lhe deu a identidade d'Ele.

 O que isso quer dizer?

Que você não nasceu só por nascer, mas você nasceu para representar Deus aqui na Terra, para ser parecido com Ele e ter a mesma identidade, as mesmas características que Ele. OK?

Então, se uma minhoca, que não foi criada à imagem e semelhança de Deus, tem tanta importância, qual a importância da sua vida? Para que você nasceu?

Vou lhe dizer algo fantástico: Você nasceu para frutificar e multiplicar, para sujeitar e dominar sobre tudo o há na terra, como está escrito em Gênesis 1:28; você nasceu para ser próspero, para ser muito mais do que vencedor (Romanos 8:37).

Você sabe o que é ser próspero? É ser bem sucedido, é melhorar cada vez mais, é ser afortunado, é ser rico, conforme está escrito no dicionário.

UAU!! Como Deus ama você! Como Ele tem grandes sonhos para a sua vida.

Mas para que isso se torne real na sua vida, há uma condição: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1:8; I Crônicas 22:13)

Nas próximas semanas, vamos aprender algumas coisas que estão na Palavra de Deus, na Bíblia. Vamos meditar sobre algumas coisas que precisamos fazer para que sejamos realmente prósperos, amém? 

Seremos prósperos em tudo quanto fizermos e veremos a glória de Deus nas nossas vidas, amém?

Aguardamos você nessa próxima série de estudos, para que cresçamos juntos diante do Senhor.

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.



O Governo de Deus - Parte 11

Semana do dia 27/01 à 02/02

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.


Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.



Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.




Princípio Bíblico: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6



Mensagem

Você já sabe o que é governo. É o ato de administrar, de cuidar, de liderar algo. E que Deus deu a responsabilidade do governo dessa terra em que nós vivemos ao homem, lá em Gênesis, no princípio de tudo. Mas esse homem não honrou a responsabilidade que lhe foi dada pelo seu Criador e entregou o governo da terra nas mãos do inimigo, de Satanás e, por isso, hoje, nós vivemos com tantas dificuldades: morte, fome, violência, abandono, rejeição, crianças abandonadas, idosos abandonados, etc.

Deus, em alguns momentos, encontrou homens na terra aos quais deu tarefas muito importantes: Noé e sua família foram usados pelo Senhor para recomeçar a história do homem; depois veio Abraão, em quem o Senhor começou uma Nação para Si; depois vemos Moisés que resgata esse povo da escravidão do Egito; Josué que leva o povo a entrar na Terra Prometida; os Juízes que passaram a julgar as causas do povo. 

Veja só: Todos esses homens e muitos outros que nós não citamos, administravam o povo, cuidavam do povo, mas não decidiam nada sozinhos, eles buscavam a direção de Deus. A presença do Senhor era muito importante e especial para aqueles homens. Apesar de serem os líderes, quem os governa era o Senhor.

Mas o povo, depois de conhecer outros povos, de conhecer outras culturas, começou a ser tentado pela idéia de um rei humano. Você sabe o que acontece? Eles decidiram que não queriam mais o Senhor como seu Rei e pediram ao sacerdote Samuel que levantasse para eles um rei, e Samuel correu diante do Senhor. 

Deus, então, disse algo muito triste a Samuel: que o povo não havia rejeitado a Samuel, ao sacerdote, mas ao próprio Deus (I Samuel 8). Imagine um filho que rejeita o pai! Não um pai qualquer, que bate, não cuida, deixa passar necessidade, humilha. Não é esse pai. Mas um Pai cuidadoso, carinhoso, preocupado com as necessidades, amoroso etc. Foi o governo desse Pai que o povo de Israel rejeitou.

Você sabe o que é rejeitar? É desprezar, é deixar de lado, é lançar fora. Então o povo criado por Deus o desprezou. O que você faria se fosse desprezado? Muitos de nós ficaríamos irados, criaríamos confusão, não é verdade? Mas Deus não é como nós, ALELUIA!!! 

Ele já tinha um outro plano para não deixar que o seu povo, o homem que Ele criou à Sua imagem e semelhança, ficasse debaixo do governo do inimigo, e Ele nos dá o que há de mais precioso, o Seu próprio Filho para morrer na cruz por nós, descer ao inferno e tomar as chaves da morte e do inferno (Ap 1:18). Sabe o que isso quer dizer? Que, se nós quisermos, nós podemos, novamente, caminhar debaixo do Governo de Deus, tendo a nossa vida transformada em Jesus, em Yeshua. Isso não é maravilhoso? 

Isaías 9:6 diz que um Filho nos foi dado, o Filho de Deus, e que o principado, a autoridade está sobre os Seus ombros, e Ele é Maravilhoso, nosso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. E é mais: Ele é o Leão da Tribo de Judá. 

Você já viu um leão? Mesmo que seja em filme ou desenho? Ele não é medroso, nem fraco, pelo contrário, é valente, é forte, é temido por todos os outros animais, não é mesmo? Pois Yeshua, o Leão da Tribo de Judá, veio para colocar o inimigo para correr e reinar para sempre. Isso não é fantástico? Apocalipse 5:5 diz: E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos. 

Então, não chore! Jesus já veio para te fazer sorrir.


Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


O Governo de Deus - Parte 10

Semana do dia 20/01 à 26/01

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: “E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.” I Samuel 8:5

Mensagem
Apesar de todo o cuidado de Deus com Seu povo, sempre levantando homens que o guiasse debaixo dos Seus princípios, de acordo com a Sua direção, chegou um tempo em que os hebreus decidiram não serem mais governados por Ele e pediram ao sacerdote Samuel que lhes desse um rei, como todas as outras nações tinham. Eles queriam um homem que reinasse sobre eles, como todos os outros tinham.

Então, muito triste, o sacerdote Samuel orou ao Senhor e Lhe disse qual era a vontade do povo. O Senhor, então, mandou que ele ungisse a Saul como rei, e, a partir de então, o povo de Deus passou a ter sua história decidida por homens.

Quem era o rei de Israel? Isso mesmo! O Senhor Deus Todo Poderoso, o Grande EU SOU. Mas o povo trocou o Rei dos reis por um rei humano. Você acha que essa foi uma boa escolha? Vamos ver o que aconteceu com o povo, quando os reis humanos passaram a governar sobre eles.

O primeiro rei foi Saul. Depois dele, veio o rei Davi. Até então, as coisas iam bem, pois Davi amava ao Senhor e sempre O consultava para tomar as suas decisões. Mas, mesmo assim, pecou e por isso muitos problemas vieram sobre a sua família. 

Depois de Davi, reinou Salomão. Salomão era muito sábio, mas, quando envelheceu, esqueceu de muita coisa que o Senhor lhe tinha dito, o seu coração se desviou do Senhor. Teve muitas mulheres que não amavam a Deus e por isso a idolatria, o culto a outros deuses entrou na vida do povo de Israel (I Reis 11). Os inimigos começaram a se levantar contra ele, pois, todas as vezes que o nosso coração sai da presença do Senhor, os inimigos encontram brecha para nos atingir. Então, Salomão morreu. E as coisas ficaram mais difíceis para o povo de Deus.

Sabe quem passou a ser rei, então? O filho de Salomão, chamado Roboão, que preferiu ouvir os conselhos de seus amigos do que os conselhos dos anciãos. Pelo seu coração duro, a contenda trouxe divisão no meio do povo, e Israel se dividiu. Dez tribos se revoltaram a elegeram um novo rei sobre si: Jeroboão; e as outras duas tribos restantes ficaram com Roboão.

Veja bem, todas as vezes que o líder não é sábio, não teme a Deus, os problemas virão. É assim na nossa casa, e em qualquer lugar.

Depois disso, muitos outros reis subiram ao trono de Israel e de Judá. Alguns foram bons e fizeram o bem, conforme os estatutos do Senhor, mas a grande maioria fez o que era mau aos olhos do Senhor, e o povo sofreu muito. Várias vezes, os inimigos invadiram suas cidades, levando o povo cativo, trazendo morte, fome e escravidão. Por exemplo, o rei Abias, filho do rei Jeroboão. Veja o que a Bíblia diz a seu respeito: “E andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o SENHOR seu Deus como o coração de Davi, seu pai”. (I Reis 15:3).

Muitos reis fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, não andaram como Davi, em obediência à Palavra do Senhor. Provérbios 29:2b diz que quando o ímpio governa o povo geme. E foi isso que aconteceu com os israelitas. Choraram e gemeram muito, por terem feito uma escolha errada, por não quererem mais o governo de Deus sobre si.

Mas houve bons reis, como por exemplo Ezequias. “E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus. E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou” (II Crônicas 31:21).

A prosperidade é resultado da obediência daqueles que estão debaixo do governo de Deus. Então, que tal crescer debaixo desse governo e usufruir desta prosperidade sem medida? Amém?!

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.


O Governo de Deus - Parte 9

Semana do dia 06/01 à 12/01

Recepção: Receba seus discípulos com alegria, conheça os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunhão.

Momento de oração: Ore e agradeça a Deus, abençoando aos presentes, suas famílias e os que faltaram. Ore pela cadeira vazia e incentive as crianças a trazerem seus amigos na próxima semana.

Cânticos e Oferta: Adorem a Deus com alegria e contribua com o melhor.

Princípio Bíblico: "Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça." (Deuteronômio 16:18)

Mensagem
Deus preparou um povo para Si a partir de Abraão, e sempre governou sobre o Seu povo, dando-lhe direção, ensinando Seus princípios. Para isso, escolheu homens que tinham um coração obediente, como Moisés, que transmitia ao povo aquilo que
Deus lhes dizia.

Moisés teve o privilégio de ser chamado amigo de Deus, pois o Senhor falava face a face com ele, como está escrito em Êxodo 33:11. E por receber diretamente de Deus as ordens de como ensinar e conduzir o povo, Moisés vivia, literalmente, debaixo do governo de Deus.

Depois que Moisés morreu, seu sucessor foi Josué. Josué terminou o trabalho de levar o povo à terra prometida. O Senhor lhe disse: "Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei." (Josué 1:5)

Você sabe de uma coisa muito linda: Deus é fiel com todos aqueles que obedecem as Suas ordens. Ele disse a Josué que, da mesma forma que Ele foi com Moisés durante todo o tempo em que ele dirigira Seu povo, assim também seria com Josué, não o deixaria e ninguém poderia resistir a ele. Sabe por quê? Porque se nós andamos com o Senhor, com Ele sempre seremos maioria, ninguém poderá nos impedir e n'Ele nós já somos muito mais do que vencedores. Isso não é fantástico? Não somos super heróis e nem precisamos deles, pois no Senhor somos invencíveis. Aleluia!!!

Mas, depois de Josué, o Senhor passou a governar Seu povo de uma forma diferente. O povo já não obedecia aos mandamentos que Moisés trouxera nas Tábuas da Lei, estavam esquecendo do que o Senhor tinha feito no Egito e no deserto, o povo começou a ficar perdido no seu comportamento. E agora? Já era uma grande multidão. Como dar-lhes direção? Então, o Senhor levantou juízes na nação.

Quem eram os juízes? Eram os homens que julgavam as causas do povo. Quando Moisés era vivo, toda vez que alguém tinha um problema, procurava Moisés e ele
julgava a sua causa debaixo da direção de Deus. Assim eram os juízes. Eles ouviam o povo, consultavam a Deus e respondiam conforme o que o Senhor lhes dizia. A pessoa
do juiz era considerada santa e sagrada, de modo que consultá-lo era o mesmo que "consultar a Deus" (Ex 18:15). Era ele divinamente dirigido, não temendo, então, a
face de ninguém.

Houve muitos juízes, entre eles Sansão. Você lembra da história dele? Em Juízes 13, o Senhor fala do nascimento de um menino, consagrado desde o ventre, para libertar
Israel da mão dos filisteus: "Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho. Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida
forte, ou comer coisa imunda. Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus."

Sansão tinha uma força incalculável e julgou Israel por vinte anos, mas se afastou dos caminhos do Senhor, desobedeceu a Ele, por isso Seu Espírito retirou-se dele. Foi preso pelos inimigos, teve seus olhos furados, e morreu quando derrubou as colunas do templo, matando também muitos filisteus.

Preste atenção em uma coisa, criança: Você também foi escolhido desde o ventre da sua mãe para ser alguém muito importante, muito especial nesta Terra. Você foi chamado
para libertar as vidas que estão presas pelo pecado. Você foi escolhido por Deus para ser um grande líder de multidão. Como você é privilegiado! Assim como Noé, Abrão,
Moisés, Josué, Deus escolheu você para governar essa terra com santidade. Você pode não ser presidente, governador, prefeito, etc, mas você foi eleito por Deus para ser o Seu
representante na terra, ministro do Seu evangelho, embaixador de Cristo em qualquer lugar onde você estiver.

Se você for obediente a Ele, onde você colocar a sua mão haverá prosperidade, onde colocar a planta do seu pé, o Senhor lhe dará por herança, e quando você abrir a sua boca, o próprio EU SOUcolocará nela as Suas palavras, e a vida de Deus encherá o lugar e as vidas que estiverem perto de você, amém?

Lanche: Compartilhe um lanche com as crianças. Incentive a cada um estar partilhando o pão a cada semana e com isso semear em seu celeiro.